MUSEUS

MUSEUS

Museu do Imigrante
 
Inaugurado em 23 de março de 2003, o Museu do Imigrante guarda o modo de vida, hábitos e costumes dos imigrantes e descendentes que viveram na região, entre a segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX, explicando o processo de colonização da região do Vale do Itajaí, da emancipação e história do município. O seu principal objetivo é preservar, divulgar e manter viva a memória do povo timboense.
 
O Museu faz parte do Complexo Turístico Jardim do Imigrante, um dos principais atrativos turísticos da cidade. O imóvel que abriga o Museu foi construído durante o período da colonização, uma autêntica fachwerkhauss - do alemão, Casa Enxaimel. 

Atendimento
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 211, Centro – Timbó
Telefone: (47) 3380-7632
 
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
 
 
Valor da entrada: R$ 2
Estudantes: R$ 1
Professores, crianças menores de seis anos e terceira idade não pagam.
Acesse o site do Museu do Imigrante para saber mais: www.museudoimigrantedetimbo.com.br
 
 
 
 
Museu Casa do Poeta “Lindolf Bell”
 
A Casa do Poeta Lindolf Bell foi inaugurada como espaço cultural no dia 11 de dezembro de 2003. Construída pelos pais de Lindolf Bell, a propriedade hoje abriga o Museu da Casa do Poeta, o Centro de Memória Lindolf Bell e o Grão Espaço Cultural, além do Espaço Arte – Praça do Poeta Lindolf Bell.
 
Nesta residência o poeta timboense viveu os anos de infância e adolescência, e retornou a ela, depois de consolidada carreira, em meados da década de 1980. 
 
A Casa do Poeta Lindolf Bell busca ser um espaço vivo e dinâmico na promoção de ações educativas e eventos culturais que mantenham sempre acesos os ideais da Catequese Poética. 

Atendimento
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 902, Bairro Quintino
Telefone: (47) 3380-7628
E-mail: casadopoeta.timbo@lindolfbell.com.br
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
 

 

Museu da Música

 
Inaugurado em 19 de setembro de 2004, o Museu da Música foi idealizado pelo Pastor Hans Hermann Ziel, com o apoio público. O seu acervo é constituído por mais de duas mil peças. Entre seus itens estão instrumentos musicais de diversos tipos, épocas e países, tanto originais como réplicas. Também fazem parte do acervo coleções de gravuras, métodos, partituras, livros, discos e desenhos técnicos. O Museu da Música é o único do Brasil com este porte e acervo musical. Ele recebe cerca de 4 mil visitantes por ano.
 
O Museu está abrigado num imóvel centenário, o antigo Salão Hammermeister. Ele foi construído no início do século XX por imigrantes alemães. Era usado como salão de bailes. É tombado como patrimônio histórico através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Para garantir a sua preservação, o imóvel foi adquirido pela Prefeitura Municipal.

Atendimento
Endereço: Rua Edmund Bell, S/N. Rodovia SC 477, km 05
 
Telefone: (47) 3380-7626
E-mail: museudamusica@culturatimbo.com.br
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Visitas monitoradas e ações educativas devem ser agendadas antecipadamente (essas ações são realizadas de terça a sexta-feira).